PACC – PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS

 
   

O Programa de Avaliação de Competências Comportamentais é um instrumento que permite a organização conhecer objetivamente o perfil de seus empregados considerando o desempenho de uma função específica, no sentido de promover seu melhor aproveitamento. Consiste numa forma de sistematizar procedimentos voltados para a identificação e adequado aproveitamento do potencial humano, tendo a importância de ser um instrumento que fornecerá subsídios para a formação de grupos de trabalho, considerando a identificação de aspectos psicológicos e comportamentais que favoreçam o desempenho profissional. Disponibiliza o mapeamento de resultados a partir da confrontação do perfil de competências essenciais à função a ser desempenhada e o perfil de cada empregado participante do processo de avaliação, identificando a performance individual e coletiva com o perfil desejado, buscando uma maior produtividade e oportunidade de desenvolvimento e crescimento individual e coletivo, promovendo o conhecimento de potencialidades e a busca de uma melhor performance profissional.

 
 
 

DGP – DESENVOLVIMENTO DE GERENTES POTENCIAIS

 
   

Para o desenvolvimento de um programa personalizado de desenvolvimento gerencial torna-se fator indispensável a reunião de dados que caracterizem as peculiaridades da clientela, da ambiência  e do cenário organizacional. Identificar essa demanda garante a adequação do projeto para atender as necessidades específicas, atingindo um resultado mais adequado e de melhor qualidade.

O Projeto DGP – Desenvolvimento de Gerentes Potenciais oportuniza a formação de um banco de dados que permita à organização identificar e utilizar o seu potencial de liderança fornecendo subsídios a estruturação do planejamento de sucessão gerencial.

Um Banco de Potenciais é um sistema de informações estruturadas, organizadas em um programa sistematizado de dados pessoais e profissionais, identificando a capacidade do avaliado para desempenhar funções de liderança, podendo estar integrado ao programa de avaliação de desempenho e à elaboração de programas de treinamento e desenvolvimento pessoal e profissional.

 
 

 

DAG – DIAGNÓSTICO DE ATUAÇÃO GERENCIAL

 
   

As novas técnicas de gestão empresarial baseiam-se em processos integrados e fundamentados em competências e habilidades comportamentais, exigindo um desenvolvimento e aprimoramento constante dos gerentes.
O Diagnóstico de Atuação Gerencial propicia ao gerente suporte ao processo de autodesenvolvimento e melhoria do desempenho num espaço onde se pode discutir o desenvolvimento das competências necessárias à performance gerencial sintonizada com a modernidade empresarial e comprometimento com a excelência dos resultados globais da sua organização.
Esse processo de acompanhamento personalizado favorece significativamente a atuação do gerente por incentivar e orientar efetivamente a evolução na dimensão de realização e resultados, ampliando a sua visão estratégica na gestão do negócio e das pessoas.

Este programa pode subsidiar: Programas de Desenvolvimento Pessoal, Planejamento de Carreira e Sucessão e Gerenciamento de Desempenho de Lideranças com base em Gestão de Competências.

 
 
 

DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES

 
   

A busca da excelência profissional exige gerenciamento das equipes de trabalho visando uma performance cada vez melhor de suas relações interpessoais e profissionais, administrando os fatores que interferem no clima organizacional. Para que um grupo possa apresentar o desempenho de equipe precisa conseguir a integração de seus componentes. A interação em torno de um objetivo comum propicia a construção coletiva de paradigmas e valores grupais que favorecem a dinâmica de uma equipe. Manter o grupo envolvido e motivado a participar na busca dos caminhos para aperfeiçoar a dinâmica de trabalho favorece maior envolvimento e cumplicidade no atingimento de melhores resultados organizacionais e na conquista de uma ambiência favorável e positiva para seus integrantes. A integração grupal resulta num bom nível de relacionamento, comunicação eficaz, participação, respeito às diferenças, trocas de ¨feedback¨, interdependência, cooperação, motivação para o trabalho, garantindo a construção de um clima de confiança  como aspecto sustentador do espírito de equipe.

 Investir no desenvolvimento da equipe de trabalho estimula a busca do comprometimento individual e coletivo que proporciona a canalização de esforços na direção dos objetivos comuns, contribuindo para o alcance de resultados mais produtivos.

 
 
 

DESENVOLVIMENTO INTERPESSOAL

 
   

As relações humanas sustentam a própria vida. Quem vive se relaciona. A dinâmica relacional sustenta o relacionamento em diferentes dimensões: Intrapessoal,  Interpessoal e Transpessoal.

A melhoria do relacionamento interpessoal no ambiente profissional, depende do grau de autoconhecimento que cada um dos integrantes do grupo de trabalho tem de si mesmo. O Programa de Desenvolvimento Interpessoalproporciona vivenciar e desenvolver aspectos importantes na esfera do Relacionamento Humano nos diferentes níveis da dinâmica organizacional, favorecendo o diagnóstico dos comportamentos que interferem  na qualidade das relações.

Investir na mudança de comportamentos e atitudes garantirá melhoria das relações no trabalho, promovendo maior qualidade no plano pessoal e profissional, e consequentemente melhores resultados organizacionais

 
 
 

DESENVOLVIMENTO GERENCIAL

 
   

O Programa de Desenvolvimento Gerencial proporciona informações relevantes sobre a visão dos gerentes em relação a aspectos importantes na esfera da gestão de pessoas contribuindo para enriquecer o diagnóstico dos comportamentos em diferentes dimensões hierárquicas  na dinâmica organizacional.

Os papéis propostos para a atuação gerencial dentro do cenário atual permitem que os gerentes contextualizem suas posturas e ações para atender a demanda de melhoria do seu desempenho, buscando a praticidade e aplicabilidade dos temas abordados durante o programa para o desenvolvimento de habilidades, atitudes e comportamentos que favoreçam um melhor desempenho como gerente. 

 
 
 

ATENDIMENTO AO CLIENTE

 

 

 

Uma das maiores contribuições da qualidade para a gestão empresarial é o conceito de cliente. Empresas focadas na qualidade da prestação de serviços precisam que seus colaboradores entendam de seu negócio, que conheçam e possam transmitir informações sobre seus produtos e serviços. E que acima de tudo tratem o seu cliente como gostariam de ser tratados.

Assim como nos esforçamos para surpreender nossos clientes externos, precisamos investir na melhoria do relacionamento e integração entre as áreas de trabalho. O fator humano determina como os clientes experimentam a qualidade do serviço e do produto, garantindo dessa forma a excelência no atendimento.

 
 
 

ESTRATÉGIAS DE NEGOCIAÇÃO

 

 

 

 

As Negociações não são apenas feitas por vendedores e compradores ou por grandes empresários, mas são feitas por nós no cotidiano da vida. Como exemplo: conseguir emprego, obter promoção, casar-se, obter o divórcio, comprar ou vender propriedades, alugar imóveis, participar de algum investimento, fazer acordos, encontrar harmonia entre diferentes departamentos de uma empresa, etc.

Negociar é um desafio excitante. Essa habilidade deve ser uma das ferramentas mais afiadas e eficazes de seu arsenal. Negociar significa tomar as melhores decisões para maximizar seus interesses. Negociação é um processo utilizado para alcançar o intercâmbio  de valor capaz de satisfazer os interesses de todas as partes envolvidas.

 
 
 

GESTÃO DE PESSOAS

 

 

 

 

Gestão de Pessoas envolve o conjunto de políticas e práticas de uma organização para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho. São as pessoas que definem metas, planejam e vendem produtos, e a forma de administrar essas pessoas influencia de total maneira no desempenho geral da organização. O grande desafio das empresas de hoje é administrar bem seus recursos humanos, pois são as pessoas que obtém e mantêm vantagens competitivas. Pessoas como diferencial competitivo de um negócio envolve a captação de talentos, a adequação do perfil e retenção desses profissionais. O processo de Gestão de Pessoas envolve: Processo de Provisão, Processo de Aplicação, Processo de Manutenção, Processo de Desenvolvimento e Processo de Monitoração. As pessoas, quando na posição correta, de forma integrada, fazem com que uma organização funcione de forma organizada, num ritmo adequado, produzindo cada vez mais e melhor. O principal modelo de gestão de pessoas atualmente é a Gestão por Competências.

 
 
 

GESTÃO DO TEMPO

 

 

 

Um dos maiores problemas, para todos, é que nunca há tempo suficiente para fazer tudo o que é necessário. Diversos estudos têm sido realizados com pessoas no mundo inteiro, buscando identificar os fatores que provocam a falta de tempo, na execução de atividades inerentes à vida humana.
Você gostaria de gerenciar melhor seu tempo? De ter tempo para tudo aquilo que deseja e precisa fazer? De reduzir seu estresse? De fazer mais esportes, ter mais amigos e mais realizações? A parte mais difícil para qualquer metodologia que se proponha a encarar esse problema é transformar a teoria em prática. Ou seja, fazer do tempo um recurso realmente administrável, capaz de proporcionar mais felicidade, saúde, lazer e dinheiro.

 
 

GESTÃO DO CONHECIMENTO

 

 

 

As Empresas estão sendo obrigadas a melhorar e cuidar do conhecimento existente na organização e na mente de seus colaboradores, como um novo tipo de ativo empresarial. A Gestão do Conhecimento é uma ferramenta gerencial para administrar a informação e agregar-lhe valor. Ao filtrá-la, sintetizá-la e resumí-la, os profissionais são auxiliados a conseguirem o tipo de informação que necessitam para passar à ação.
O futuro das organizações e nações dependerá cada vez mais de sua capacidade de aprender coletivamente. Cabe à organização atuar como agente organizador do conhecimento existente, tornando-o aplicável, gerando e disseminando novos conhecimentos que ofereçam vantagens competitivas no mercado, tornando acessíveis grande quantidade de informações corporativas. Possibilita, também, o compartilhamento e a transmissão das melhores práticas por meio de recursos tecnológicos. Para que a gestão do conhecimento possa prosperar, as organizações precisam criar um conjunto de funções e qualificações para desempenhar o trabalho de aprender, distribuir e usar o conhecimento.

 
 
 

MULTIPLICADORES DE TREINAMENTO

 

 

 

As Organizações competitivas e focadas na gestão do conhecimento investem na capacitação e desenvolvimento dos seus colaboradores. Para tanto, precisam contar com profissionais capazes para atuar como multiplicadores internos, sendo agentes ativos na disseminação, ampliação e sistematização do conhecimento organizacional.
A missão do Multiplicador de Treinamento como facilitador está em estimular os participantes a um posicionamento ativo no aprendizado, provocar experiências, estimular a capacidade de autoavaliação e de trabalho em equipe, evitando a passividade.
O facilitador preparado está consciente dos complexos processos envolvidos na aprendizagem. Cada vez mais se torna necessário dominar as tecnologias educacionais disponíveis e desenvolver sua potencialidade para lidar com pessoas.

 
 
 

PREPARAÇÃO PARA A APOSENTADORIA

 

 

 

O tema Aposentadoria tem despertado discussões em diversos campos profissionais por representar a ruptura com o papel profissional formal. Requerer a aposentadoria oficial e encerrar uma carreira formal implica em fazer escolhas. Como aposentado, é inevitável pensar e decidir sobre uma segunda carreira, um trabalho autônomo, tarefas filantrópicas, práticas de lazer, cuidados com a casa e com a família, ou outras atividades.
Reflexões sobre o lugar do trabalho para o homem e para a sociedade e as decorrências psicossociais resultantes da dificuldade de adaptação frente ao rompimento com esse vínculo, têm levado a efetivação de projetos voltados para o desenvolvimento de Programas de Preparação para a Aposentadoria, já que este momento, para a grande maioria das pessoas, não é acompanhado de reflexões sobre o projeto de futuro. A orientação e acompanhamento na fase de aposentadoria constituem-se em um facilitador fundamental para o enfrentamento e superação dessa nova etapa da vida

 
 
 

COACHING  EXECUTIVO

 

 

 

O Programa de “Coaching” Executivo é um processo estruturado com foco nas soluções.Este processo ajuda o profissional dentro de um contexto empresarial a desenvolver suas habilidades, competências e potencialidades, tornando-o mais eficiente e pronto para enfrentar os desafios do trabalho envolvendo a interface dos relacionamentos pessoais e profissionais.
O “Coaching” estimula transformar intenções em ações que geram resultados. Desenvolver competências para através da identificação e uso das próprias habilidades desenvolvidas, como também do reconhecimento e superação de suas fragilidades, melhorar sua performance.

 
 
 

DESENVOLVIMENTO  DE  SUPERVISORES

 

 

 

Supervisores são os profissionais que atuam como gestores intermediários em organizações de qualquer espécie, exercendo cargos de gestão no nível tático das empresas e precisam se equilibrar para atender às necessidades de seus superiores e colaboradores. O que um supervisor precisa dominar para exercer bem seus papéis e atribuições? Precisa combinar habilidades interpessoais, técnicas e de gestão em seu cotidiano de atuação. As habilidades interpessoais envolvem os relacionamentos, o trabalho em equipe, liderança, a negociação e administração de conflitos, tudo que facilita a supervisão de pessoas.

 
 
 

GESTÃO  DE  CONFLITOS

 

 

 

 

Os profissionais de uma organização precisam garantir foco no alcance de suas metas, isso significa saber gerenciar conflitos. Portanto devem constantemente promover o entendimento das diferentes origens de situações conflituosas e buscar as ações para a resolução das mesmas. Assim, para podermos superar os obstáculos profissionais, faz-se necessário o emprego de alguns procedimentos que visem facilitar a administração dos conflitos.
Entendendo conflito como um encontro entre duas ou mais linhas de força, com direções convergentes, mas em sentidos opostos, resulta a necessidade de uma gestão eficaz da situação, de modo a ser retirado algo de positivo dela. Adquirir e desenvolver algumas competências pode ajudar na prática, contribuindo de forma ativa para a resolução de eventuais conflitos.

 
 
 

EMPREGABILIDADE

 
   

A Empregabilidade baseia-se numa recente nomenclatura dada à capacidade de adequação do profissional às novas necessidades e dinâmica dos novos mercados de trabalho. Com o advento das novas tecnologias, globalização da produção, abertura das economias, internacionalização do capital e as constantes mudanças que vêm afetando o ambiente das organizações, surge a necessidade de adaptação a tais fatores por parte dos empresários e profissionais. Remete à capacidade de um profissional estar empregado, mas muito mais do que isso, à capacidade do profissional de ter a sua carreira protegida dos riscos inerentes ao mercado de trabalho.
Conscientizar sobre a importância da Empregabilidade e desenvolver a capacidade de adequação do profissional às novas necessidades, exigências e dinâmica do mercado de trabalho é de suma importância nos tempos atuais.