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PACC – PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS |
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O Programa de Avaliação de Competências Comportamentais é um instrumento que permite a organização conhecer objetivamente o perfil de seus empregados considerando o desempenho de uma função específica, no sentido de promover seu melhor aproveitamento. Consiste numa forma de sistematizar procedimentos voltados para a identificação e adequado aproveitamento do potencial humano, tendo a importância de ser um instrumento que fornecerá subsídios para a formação de grupos de trabalho, considerando a identificação de aspectos psicológicos e comportamentais que favoreçam o desempenho profissional. Disponibiliza o mapeamento de resultados a partir da confrontação do perfil de competências essenciais à função a ser desempenhada e o perfil de cada empregado participante do processo de avaliação, identificando a performance individual e coletiva com o perfil desejado, buscando uma maior produtividade e oportunidade de desenvolvimento e crescimento individual e coletivo, promovendo o conhecimento de potencialidades e a busca de uma melhor performance profissional. |
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DGP – DESENVOLVIMENTO DE GERENTES POTENCIAIS |
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Para o desenvolvimento de um programa personalizado de desenvolvimento gerencial torna-se fator indispensável a reunião de dados que caracterizem as peculiaridades da clientela, da ambiência e do cenário organizacional. Identificar essa demanda garante a adequação do projeto para atender as necessidades específicas, atingindo um resultado mais adequado e de melhor qualidade.
O Projeto DGP – Desenvolvimento de Gerentes Potenciais oportuniza a formação de um banco de dados que permita à organização identificar e utilizar o seu potencial de liderança fornecendo subsídios a estruturação do planejamento de sucessão gerencial.
Um Banco de Potenciais é um sistema de informações estruturadas, organizadas em um programa sistematizado de dados pessoais e profissionais, identificando a capacidade do avaliado para desempenhar funções de liderança, podendo estar integrado ao programa de avaliação de desempenho e à elaboração de programas de treinamento e desenvolvimento pessoal e profissional. |
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DAG – DIAGNÓSTICO DE ATUAÇÃO GERENCIAL |
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As novas técnicas de gestão empresarial baseiam-se em processos integrados e fundamentados em competências e habilidades comportamentais, exigindo um desenvolvimento e aprimoramento constante dos gerentes.
O Diagnóstico de Atuação Gerencial propicia ao gerente suporte ao processo de autodesenvolvimento e melhoria do desempenho num espaço onde se pode discutir o desenvolvimento das competências necessárias à performance gerencial sintonizada com a modernidade empresarial e comprometimento com a excelência dos resultados globais da sua organização.
Esse processo de acompanhamento personalizado favorece significativamente a atuação do gerente por incentivar e orientar efetivamente a evolução na dimensão de realização e resultados, ampliando a sua visão estratégica na gestão do negócio e das pessoas.
Este programa pode subsidiar: Programas de Desenvolvimento Pessoal, Planejamento de Carreira e Sucessão e Gerenciamento de Desempenho de Lideranças com base em Gestão de Competências. |
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DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES |
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A busca da excelência profissional exige gerenciamento das equipes de trabalho visando uma performance cada vez melhor de suas relações interpessoais e profissionais, administrando os fatores que interferem no clima organizacional. Para que um grupo possa apresentar o desempenho de equipe precisa conseguir a integração de seus componentes. A interação em torno de um objetivo comum propicia a construção coletiva de paradigmas e valores grupais que favorecem a dinâmica de uma equipe. Manter o grupo envolvido e motivado a participar na busca dos caminhos para aperfeiçoar a dinâmica de trabalho favorece maior envolvimento e cumplicidade no atingimento de melhores resultados organizacionais e na conquista de uma ambiência favorável e positiva para seus integrantes. A integração grupal resulta num bom nível de relacionamento, comunicação eficaz, participação, respeito às diferenças, trocas de ¨feedback¨, interdependência, cooperação, motivação para o trabalho, garantindo a construção de um clima de confiança como aspecto sustentador do espírito de equipe.
Investir no desenvolvimento da equipe de trabalho estimula a busca do comprometimento individual e coletivo que proporciona a canalização de esforços na direção dos objetivos comuns, contribuindo para o alcance de resultados mais produtivos. |
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DESENVOLVIMENTO INTERPESSOAL |
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As relações humanas sustentam a própria vida. Quem vive se relaciona. A dinâmica relacional sustenta o relacionamento em diferentes dimensões: Intrapessoal, Interpessoal e Transpessoal.
A melhoria do relacionamento interpessoal no ambiente profissional, depende do grau de autoconhecimento que cada um dos integrantes do grupo de trabalho tem de si mesmo. O Programa de Desenvolvimento Interpessoalproporciona vivenciar e desenvolver aspectos importantes na esfera do Relacionamento Humano nos diferentes níveis da dinâmica organizacional, favorecendo o diagnóstico dos comportamentos que interferem na qualidade das relações.
Investir na mudança de comportamentos e atitudes garantirá melhoria das relações no trabalho, promovendo maior qualidade no plano pessoal e profissional, e consequentemente melhores resultados organizacionais |
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DESENVOLVIMENTO GERENCIAL |
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O Programa de Desenvolvimento Gerencial proporciona informações relevantes sobre a visão dos gerentes em relação a aspectos importantes na esfera da gestão de pessoas contribuindo para enriquecer o diagnóstico dos comportamentos em diferentes dimensões hierárquicas na dinâmica organizacional.
Os papéis propostos para a atuação gerencial dentro do cenário atual permitem que os gerentes contextualizem suas posturas e ações para atender a demanda de melhoria do seu desempenho, buscando a praticidade e aplicabilidade dos temas abordados durante o programa para o desenvolvimento de habilidades, atitudes e comportamentos que favoreçam um melhor desempenho como gerente. |
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ATENDIMENTO AO CLIENTE |
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Uma das maiores contribuições da qualidade para a gestão empresarial é o conceito de cliente. Empresas focadas na qualidade da prestação de serviços precisam que seus colaboradores entendam de seu negócio, que conheçam e possam transmitir informações sobre seus produtos e serviços. E que acima de tudo tratem o seu cliente como gostariam de ser tratados.
Assim como nos esforçamos para surpreender nossos clientes externos, precisamos investir na melhoria do relacionamento e integração entre as áreas de trabalho. O fator humano determina como os clientes experimentam a qualidade do serviço e do produto, garantindo dessa forma a excelência no atendimento. |
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ESTRATÉGIAS DE NEGOCIAÇÃO |
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As Negociações não são apenas feitas por vendedores e compradores ou por grandes empresários, mas são feitas por nós no cotidiano da vida. Como exemplo: conseguir emprego, obter promoção, casar-se, obter o divórcio, comprar ou vender propriedades, alugar imóveis, participar de algum investimento, fazer acordos, encontrar harmonia entre diferentes departamentos de uma empresa, etc.
Negociar é um desafio excitante. Essa habilidade deve ser uma das ferramentas mais afiadas e eficazes de seu arsenal. Negociar significa tomar as melhores decisões para maximizar seus interesses. Negociação é um processo utilizado para alcançar o intercâmbio de valor capaz de satisfazer os interesses de todas as partes envolvidas. |
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GESTÃO DE PESSOAS |
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Gestão de Pessoas envolve o conjunto de políticas e práticas de uma organização para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho. São as pessoas que definem metas, planejam e vendem produtos, e a forma de administrar essas pessoas influencia de total maneira no desempenho geral da organização. O grande desafio das empresas de hoje é administrar bem seus recursos humanos, pois são as pessoas que obtém e mantêm vantagens competitivas. Pessoas como diferencial competitivo de um negócio envolve a captação de talentos, a adequação do perfil e retenção desses profissionais.
O processo de Gestão de Pessoas envolve: Processo de Provisão, Processo de Aplicação, Processo de Manutenção, Processo de Desenvolvimento e Processo de Monitoração. As pessoas, quando na posição correta, de forma integrada, fazem com que uma organização funcione de forma organizada, num ritmo adequado, produzindo cada vez mais e melhor. O principal modelo de gestão de pessoas atualmente é a Gestão por Competências. |
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GESTÃO DO TEMPO |
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Um dos maiores problemas, para todos, é que nunca há tempo suficiente para fazer tudo o que é necessário. Diversos estudos têm sido realizados com pessoas no mundo inteiro, buscando identificar os fatores que provocam a falta de tempo, na execução de atividades inerentes à vida humana.
Você gostaria de gerenciar melhor seu tempo? De ter tempo para tudo aquilo que deseja e precisa fazer? De reduzir seu estresse? De fazer mais esportes, ter mais amigos e mais realizações? A parte mais difícil para qualquer metodologia que se proponha a encarar esse problema é transformar a teoria em prática. Ou seja, fazer do tempo um recurso realmente administrável, capaz de proporcionar mais felicidade, saúde, lazer e dinheiro. |
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GESTÃO DO CONHECIMENTO |
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As Empresas estão sendo obrigadas a melhorar e cuidar do conhecimento existente na organização e na mente de seus colaboradores, como um novo tipo de ativo empresarial.
A Gestão do Conhecimento é uma ferramenta gerencial para administrar a informação e agregar-lhe valor. Ao filtrá-la, sintetizá-la e resumí-la, os profissionais são auxiliados a conseguirem o tipo de informação que necessitam para passar à ação.
O futuro das organizações e nações dependerá cada vez mais de sua capacidade de aprender coletivamente. Cabe à organização atuar como agente organizador do conhecimento existente, tornando-o aplicável, gerando e disseminando novos conhecimentos que ofereçam vantagens competitivas no mercado, tornando acessíveis grande quantidade de informações corporativas. Possibilita, também, o compartilhamento e a transmissão das melhores práticas por meio de recursos tecnológicos. Para que a gestão do conhecimento possa prosperar, as organizações precisam criar um conjunto de funções e qualificações para desempenhar o trabalho de aprender, distribuir e usar o conhecimento. |
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MULTIPLICADORES DE TREINAMENTO |
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As Organizações competitivas e focadas na gestão do conhecimento investem na capacitação e desenvolvimento dos seus colaboradores. Para tanto, precisam contar com profissionais capazes para atuar como multiplicadores internos, sendo agentes ativos na disseminação, ampliação e sistematização do conhecimento organizacional.
A missão do Multiplicador de Treinamento como facilitador está em estimular os participantes a um posicionamento ativo no aprendizado, provocar experiências, estimular a capacidade de autoavaliação e de trabalho em equipe, evitando a passividade.
O facilitador preparado está consciente dos complexos processos envolvidos na aprendizagem. Cada vez mais se torna necessário dominar as tecnologias educacionais disponíveis e desenvolver sua potencialidade para lidar com pessoas. |
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PREPARAÇÃO PARA A APOSENTADORIA |
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O tema Aposentadoria tem despertado discussões em diversos campos profissionais por representar a ruptura com o papel profissional formal. Requerer a aposentadoria oficial e encerrar uma carreira formal implica em fazer escolhas. Como aposentado, é inevitável pensar e decidir sobre uma segunda carreira, um trabalho autônomo, tarefas filantrópicas, práticas de lazer, cuidados com a casa e com a família, ou outras atividades.
Reflexões sobre o lugar do trabalho para o homem e para a sociedade e as decorrências psicossociais resultantes da dificuldade de adaptação frente ao rompimento com esse vínculo, têm levado a efetivação de projetos voltados para o desenvolvimento de Programas de Preparação para a Aposentadoria, já que este momento, para a grande maioria das pessoas, não é acompanhado de reflexões sobre o projeto de futuro. A orientação e acompanhamento na fase de aposentadoria constituem-se em um facilitador fundamental para o enfrentamento e superação dessa nova etapa da vida |
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COACHING EXECUTIVO |
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O Programa de “Coaching” Executivo é um processo estruturado com foco nas soluções.Este processo ajuda o profissional dentro de um contexto empresarial a desenvolver suas habilidades, competências e potencialidades, tornando-o mais eficiente e pronto para enfrentar os desafios do trabalho envolvendo a interface dos relacionamentos pessoais e profissionais.
O “Coaching” estimula transformar intenções em ações que geram resultados. Desenvolver competências para através da identificação e uso das próprias habilidades desenvolvidas, como também do reconhecimento e superação de suas fragilidades, melhorar sua performance. |
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DESENVOLVIMENTO DE SUPERVISORES |
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Supervisores são os profissionais que atuam como gestores intermediários em organizações de qualquer espécie, exercendo cargos de gestão no nível tático das empresas e precisam se equilibrar para atender às necessidades de seus superiores e colaboradores. O que um supervisor precisa dominar para exercer bem seus papéis e atribuições? Precisa combinar habilidades interpessoais, técnicas e de gestão em seu cotidiano de atuação. As habilidades interpessoais envolvem os relacionamentos, o trabalho em equipe, liderança, a negociação e administração de conflitos, tudo que facilita a supervisão de pessoas. |
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GESTÃO DE CONFLITOS |
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Os profissionais de uma organização precisam garantir foco no alcance de suas metas, isso significa saber gerenciar conflitos. Portanto devem constantemente promover o entendimento das diferentes origens de situações conflituosas e buscar as ações para a resolução das mesmas. Assim, para podermos superar os obstáculos profissionais, faz-se necessário o emprego de alguns procedimentos que visem facilitar a administração dos conflitos.
Entendendo conflito como um encontro entre duas ou mais linhas de força, com direções convergentes, mas em sentidos opostos, resulta a necessidade de uma gestão eficaz da situação, de modo a ser retirado algo de positivo dela. Adquirir e desenvolver algumas competências pode ajudar na prática, contribuindo de forma ativa para a resolução de eventuais conflitos. |
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EMPREGABILIDADE |
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A Empregabilidade baseia-se numa recente nomenclatura dada à capacidade de adequação do profissional às novas necessidades e dinâmica dos novos mercados de trabalho. Com o advento das novas tecnologias, globalização da produção, abertura das economias, internacionalização do capital e as constantes mudanças que vêm afetando o ambiente das organizações, surge a necessidade de adaptação a tais fatores por parte dos empresários e profissionais. Remete à capacidade de um profissional estar empregado, mas muito mais do que isso, à capacidade do profissional de ter a sua carreira protegida dos riscos inerentes ao mercado de trabalho.
Conscientizar sobre a importância da Empregabilidade e desenvolver a capacidade de adequação do profissional às novas necessidades, exigências e dinâmica do mercado de trabalho é de suma importância nos tempos atuais. |
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